Curso de Direito -> "down the drain. And spins to the right on the Northern Hemisphere"

Estou chocado!!!

Como é que isto é possível? Então o Bastonário não era o protector dos descamisados do direito?

Estou confuso. O "nosso" Marinho Pinto, defensor das liberdades e frontal opositor dos grandes escritórios que ganhou as eleições da Ordem à custa destes pobres diabos sem trabalho (e muitas das vezes sem competência) não arranjou uma forma simpática de acabar com o "insucesso" como têm feito sucessivos governos do nosso país?
Estou mesmo chocado!!

O Mussolini de opereta que usou as hordas de licenciados em direito para se guindar ao cargo de bastonário, sempre deixou antever que devia haver limitações à "produção" de juristas pelas Universidades.
Há uns anitos (olá Sr. Cavaco) o ensino Superior privado floresceu. Abriu-se a porta e do dia para a noite em qualquer vão de escada apareciam universidades e cursos superiores por todo o lado. O direito e outros cursos em que apenas era preciso uns livros e uma mesa apareciam em todas as cidades do pais e de todas as formas e feitios.
Claro que doutas personalidades do direito davam aulas ou "emprestavam" o seu nome a universidades numa nova era de conhecimento.

Moderna (morta), Independente (mais ou menos assassinada) e outras que por aí andaram e andam levaram a oferta de cursos (alguns duma criatividade espantosa) e um ponto nunca visto.
Temos aí gente licenciada e especializada em parasitas da barata asiática (Blatta orientalis). Estou seguro que devem existir, quer os parasitas da barata quer os especialistas no tema.

De repente TODA a gente (em troca de uma módica quantia mensal) podia ser Doutor. E foram-no. Hoje até há licenciaturas em gestão imobiliária reconhecida pela CMVM (?????) para a qual nem é preciso o secundário completo!!

Agora de repente e com a enxurrada que aí vem (e ela tem vindo aos longo dos anos, pelo que não é a primeira), entra-se à mata cavalos. Não tenham ilusões, porque nos que chumbaram há gente da Católica e da Clássica e de Coimbra pois então. Olarila

Venderam-lhes as oportunidades e até facilitaram a oferta. As regras do jogo foram mudando e o mercado começou a ter muitos licenciados em cursos mais tradicionais (menos na área das ciências) e licenciados em coisa que eram dum tal grau de especialização que dava que pensar que oportunidades poderia haver para eles

Mas de repente alguém percebeu que já há incompetentes de sobra a representar gente nos nossos tribunais. Alguém percebeu que arranjar advogados que não sabem o básico, que não sabem escrever um mísero requerimento ou que se esquecem de matéria probatória que compromete a causa dos seus clientes é um tiro no pé. Esta conversa da qualidade dos conhecimentos já a ouço desde que Marinho pôs o pé na Ordem.

E que tiro é esse? O tiro "financeiro" pensei eu. De repente os outros devem ter começado a perceber que causa a causa estavam a perder honorários para os concorrentes e vai daí alguém decidiu fechar a torneira. Belíssimo!!!
Sejamos realistas, aconteceu com médicos e dentistas. Fizeram tudo para acabar com a concorrência. As ordens tiveram um papel fulcral neste processo. Desde as equivalências com notas que não faziam sombra a ninguém até outras situações menos defensáveis.

Marinho Pinto arranja este exame de acesso ao estágio. No qual os resultados não são de todo brilhantes.

Mas pelos vistos esta tentação já não é de agora. Vital Moreira pronunciou-se sobre isto em 2001 em O Império das Corporações Profissionais e referiu-se explicitamente ao programa de um dos candidatos (assumo que para as eleições de 2002).


O que vão fazer estes 90%? Repetir o exame até passarem.
Será que por causa disto alguns dos que estão a considerar esta carreira vão equacionar outras possibilidades?
Pouco provável. Neste país ter um titulo de Dr. (nem que seja da treta) toca fundo na auto estima de cada um. E convenhamos que nada os fez pensar ao longo dos anos que isto fosse uma possibilidade - Fecharam a porta quando estavam mesmo a entrar...

É chocante mas é esta a realidade. Cursos sem empregabilidade são acenados à frente de gente que passa por um secundário pouco exigente (e em que mesmo assim tem uma prestação miserável). Muitos deles quando maiorzinhos até são liberais e acreditam na economia de mercado.

Alguém se esqueceu de lhes explicar a lei básica da oferta e da procura. Bastava olharem para o negócio dos diamantes para perceberem como funciona.

O que é de rir até às lágrimas (e rio-me com a inocência quase pueril destas jovens) é a tentativa de duas recém licenciadas e tornar inconstitucional o exame de acesso à Ordem para exercer a profissão.
Pertencer a uma ordem para poder exercer acontece com os médicos (desde sempre) com os Arquitectos (desde a Sra. Dona Roseta) com os advogados (desde sempre), com os Engenheiros e com os farmacêuticos.
Este bastonário deixou bem claro (com o aplauso de muitos acéfalos que gostam do estilo caceteiro dele confundindo-o com frontalidade e vontade de enfrentar "as corporações") que havia gente demais a entrar na profissão. Desde que é bastonário, e isso foi há menos de 4 anos apanhando estes recém licenciados no meio desta situação.

Mas e então as recém licenciadas só agora é que perceberam isto? As ordens profissionais estão cá há muito tempo e este bastonário é-o desde Novembro de 2007.
Há quanto tempo está este exame anunciado? Então vão intentar uma acção agora? Depois dos chumbos e de estes 90% verem barrada a sua inscrição na ordem?

São duas das que chumbaram, ou duas das que passaram? Aceitam-se apostas.

Actualização: A OA foi obrigada por acórdão do Tribunal Administrativo de Lisboa a aceitar a inscrição destas duas jovens da Universidade do Minho no estágio sem a realização do exame.
Tribunal diz que exame para ser advogado é ilegal
. Aparentemente a notícia do Público não é inteiramente correcta. Elas nem fizeram o exame (portanto nem reprovaram nem passaram) nem vão para tribunal (já foram) nem é para o Constitucional (foi para o Administrativo).

É que se este mecanismo de filtragem (exame prévio) for posto de lado o Sr. Bastonário arranja outro. O homem é muito criativo e acha que por ter sido eleito tem legitimidade democrática para ser um ditador (estranho conceito, mas eles começam todos assim)

Seja como for estão lixados (estamos todos lixados, é mais correcto)
Pode ser que nas próximas eleições ponham o Marinho na rua.
Espera lá... se chumbaram não pertencem à Ordem e logo não votam... hum... Isto é de facto o crime perfeito.

PS: Se quiserem fazer comentários anónimos na linha daquilo que é habitual nos jornais Online, vão fazê-los nos jornais Online. Se eu quiser ler os "pissing contests" nacionais eu vou lá. Não estou de todo interessado em ter de ler e limpar lixo por aqui. Se a única argumentação acéfala que sabem usar é chamar todos de ignorantes e com isso pretendem convencer alguém do mérito das vossas causas, então ser advogados não é a carreira certa para vocês.
Isso não se pode considerar argumentação sequer. É apenas idiotice e é a arrogância típica de quem acabou de sair da incubadora e acha que já domina o mundo. Mundo esse que vai delapidar essa arrogância imbecil pedacinho a pedacinho.
As opiniões debatem-se e discutem-se. São demasiado novos e imberbes para estarem cheios de certezas. Se quiserem argumentar ou opinar decentemente estamos bem.
Não espero que todos tenham a minha opinião mas se querem chamar nomes a alguém vão à casa de banho, olhem-se ao espelho e façam favor de começar.
Obrigado