As acções da SLN

Cavaco teve 105.378 acções da SLN

Cavaco Silva obteve em 2003 mais-valias de 147 500 euros com a venda de acções da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), que tinha comprado em 2001.
A sua filha, que também era accionista, vendeu as acções na mesma altura, obtendo ganhos de 209 400 euros.
O Presidente da República, questionado uma vez mais pelo Expresso, recusou confirmar esta sua antiga ligação accionista ao grupo SLN. Cavaco Silva foi um entre os 400 pequenos accionistas com que o grupo SLN contava em 2003.

O chefe do Estado remeteu o Expresso para um comunicado que fez sair em Novembro do ano passado, em que rejeitava quaisquer ligações ao BPN (controlado pela SLN). 


Esta era  a notícia de capa do Expresso em 30 de Maio de 2009.
Ou seja, numa altura em que Cavaco Silva não tinha qualquer cargo político (só foi presidente a partir de 22 de Janeiro de 2006) um dos seus investimentos deu um rendimento de 140% num espaço de dois anos.
Quanto ao rendimento não me parece nada de extraordinário, na medida em que este tipo de ganhos num altura de folia bolsista eram relativamente normais. Mesmo o facto de o capital da SLN não estar ainda cotado em bolsa não causa grande estranheza. Na verdade o artigo refere que havia mais 400 pequenos accionistas que suponho terão tido ganhos similares.
À data, presumo que algumas das trapaças levadas a cabo por aqueles que conhecemos bem, já deveriam estar a acontecer no banco, mas é um bocado forçado assumir que os 400 pequenos accionistas teriam conhecimento disso. Cavaco Silva estaria numa melhor posição de o saber, dada a sua proximidade com alguns dos membros de topo da SLN e do BPN, mas não se pode tirar a conclusão de que se poderia saber o sabia de facto.
Não me estranha que ele tenha tido acesso à aquisição das acções pela proximidade com essas pessoas (é mais fácil sendo amigos do que sendo desconhecidos) nem me estranha o nível de ganho que obteve. A titulo de exemplo as acções da Google subiram de 199 USD no principio de 2005 e estavam a 505 no principio de 2007. Hoje estão a 608 USD.

Na minha opinião ele teve acesso à compra pela proximidade com o top management e vendeu 2 anos depois realizando os ganhos simpáticos que tinha conseguido. Eu faria o mesmo se as tivesse.

O que é bizarro é que se faça agora uma campanha à volta do facto de uma pessoa, que não tinha responsabilidades políticas à data, ter tido ganhos com acções de uma empresa que detinha o BPN que se veio a comprovar em 2008 que estava encharcado de má divida e tinha sido um antro de gestão danosa. Como se sentirão os accionistas dos Lehman Brothers ao saber que pactuaram com um executivo ganancioso e cleptómano que levou o banco à falência?
Mas eu esperava que ao menos pessoas como Manual Alegre fossem bem aconselhadas e assessoradas e não falassem de "ouvido". Pelo menos houvesse alguém que fosse à Net para saber que os ganhos eram da ordem dos 140% (se comprou a 1€ e vendeu a 2.40€, isso dá na minha matemática 140% e não 40% como disse Manuel Alegre). Seria também honesto que Alegre dissesse que as acções tinham sido transaccionadas 3 anos antes de Cavaco ser Presidente e que não as vendeu quando se aproximava o fim iminente do BPN.

Não sou um simpatizante de CS e acho que do ponto de vista da sua actuação ele tem muito mais por onde se lhe pegue. Acredito que ele seja honesto mas também sei que ele não se "move". Fica-se pelos discursos e pela tentativa de mobilização do "povo" em que falha redondamente porque ele próprio não parece nada mobilizado. É estático é inerte e sanciona as maiores tropelias deste governo em nome da suposta estabilidade que nos vai matando.

Dito isto não o defendo por ser um simpatizante ou um votante. Digo isto porque me enoja ver candidatos conscientes de que o lugar quase não tem poderes a prometer coisas que não podem cumprir. Porque vejo candidatos a deitar abaixo em vez de dizerem claramente o que fariam. Votariam contra o estatuto dos Açores? Votariam no casamento Gay? Na lei do divórcio? O que fariam de diferente? Nestes três casos sei que todos eles fariam o mesmo.

Alegre tem demonstrado um grau de demagogia e desonestidade nesta campanha muito acima da anterior. Pavoneou-se durante uns tempos como o "dono" de 1 milhão de votos. Usou isso para "fingir" que era um espírito livre e independente aproximando-se do BE enquanto estava na AR com um assento dado pelas listas do PS. Quanto a ética e moralidade estamos conversados. Quanto a armar-se em pavão idem.
Zangadinho pelo apoio do PS ao geriátrico Mário Soares resolveu que era um livre pensador... mas votando alinhado com as tropelias do 1º governo de Sócrates. E viva a coerência.

Afirma-se agora pela negativa. Joga com o lançamento de suspeitas e insinuações (ainda por cima mal informado) sabendo como o povão adora juntar uns pontinhos na história para a tornar ainda mais escabrosa.
Joga realmente com a baixa politica. Por outro lado proclama a politica como uma actividade nobre. Talvez fosse se ele não estivesse envolvido. São pessoas como ele desesperadas por poder que são capazes de pedir apoio a dois partidos que não poderiam estar mais distantes que fazem com que as pessoas olhem para os políticos como uma corja de "vendidos" em troca de um lugar ao sol. São atitudes destas de mercenário político (vulgo vira-casacas) que fazem com que os votantes generalizem estes comportamentos a todos os que servem o Estado.

A carreira de Alegre nunca foi brilhante. Sempre viveu do Estado nos últimos 30 e tal anos. Nunca fez nada de substancial pelo país ou pela democracia a não ser dizer que gosta dela. Tenta viver do que lhe sobra de combate ao antigo regime.
Os outros dois candidatos (O sr. de Viana e o sr. do PCP) embarcam timidamente nesta onda das acções da SLN mas sem o entusiasmo quase alienado de Alegre. Não tarda estará a pedir as contas de electricidade de Belém para provar que Cavaco contribuiu com umas quantas toneladas de CO2 na atmosfera.

Alegre parece não passar de mais um pateta. E um pateta perigoso, porque não hesita recorrer à difamação e à insinuação para destruir os adversários à falta de argumentos políticos para o fazer (e tinha tantos). Com isto, representa quase tudo o que de sujo a política tem.

Está a fazer  uma incrível figura de parvo, mal informado e a jogar com as armas mais baixas possíveis.
Ele é o seu maior inimigo. A isto se chama perder sem qualquer classe. Vou gostar de ver se ele chega ao milhão de votos de há 5 anos. Pode ser que lhe esvaziem o balão e ele apareça nas listas do BE nas legislativas de Maio/Junho 2011.