Crónica de uma morte anunciada

Fico contente de perceber que Marcelo Rebelo de Sousa lê este blog.

Só pode.
Há bastante tempo atrás que digo que este governo não existe.

Os sinais são óbvios. Há ministros inexistentes, ministros que não acertam uma e directores de serviços e empresas do sector público que pura e simplesmente ignoram leis e directivas do executivo.

Nunca tivemos uma situação em que os "poderes" hierarquicamente dependentes do governo tiveram tão pouco respeito pelo "chefe".
Sócrates e o PS criaram o "monstro" e agora não o conseguem controlar.

Marcelo, um adepto da estabilidade e da necessidade de aprovação do OGE diz agora que o Governo está morto. Diz agora que Passos Coelho tem nas mãos a possibilidade de por Sócrates e toda a corja socretina fora do poder com a apresentação de uma moção de censura.

Duh!....

Isso é óbvio. E é também óbvio que Passos Coelho só o fará quando a margem de vitória do PSD for suficientemente grande. E para isso é preciso enterrar um pouco mais o país.

Esta estratégia política que se abstrai daqueles de onde emana o poder (o povo) é a todos os títulos nojenta.
Se o PSD sabe como por as coisas no caminho certo não precisa certamente de assistir da primeira fila ao sofrimento de todo um país durante meses com um governo em estado comatoso.

Avance, assuma as suas responsabilidades e o povo decidirá. Acham ainda que o PS possa ter uma boa votação nas legislativas?

Estou para encontrar uma pessoa que me diga bem de Sócrates. Eu sei que o meu circulo de conhecimentos não é ilustrativo da sociedade portuguesa, mas é no mínimo esquisito que quando eu digo que Sócrates é um incompetente não ouça uma voz em desacordo.

Sócrates não sobreviverá dentro do PS em caso de derrota. E ele sabe disso. Tenta prolongar o seu poder o maior tempo possível. No congresso irão aparecer vozes discordantes e o PS irá passar por um ciclo parecido ao período pré Guterres.
Quando um partido esta fora do poder ou tem perspectivas de estar fora do poder, as lutas internas pelos poucos poleiros que restam agudizam-se.
Foi assim com o PSD e foi assim com o PS. E vai ser outra vez.

Sócrates sabe, porque fez exactamente a mesma coisa, que quando outro partido subir ao poder iremos ser bombardeados com notícias de buracos financeiros, de desperdício e de outras coisas que desafiam a nossa compreensão cometidas pelo PS e pelos seus boys.
A história do deficit que deu a maioria ao PS vai-se repetir. Só que desta vez não precisam de um governador do Banco de Portugal que faz contas erradas com precisão até às centésimas. Os valores da desgraça estão aí para todos verem. 11% de desemprego (depois de bem manipulado), 7.5% de deficit (depois de bem manipulado), +100% de dívida.
Em seis anos, a incompetência deste governo, levou-nos mais fundo do que alguma vez estivemos. A negação das evidências durante anos fez com que isto quase fosse uma surpresa. Para o governo, porque para os que pensam um pouco nunca foi surpresa.

A crise internacional teve as costas largas e serviu de desculpa. Mas a verdade é que desde que subiu ao poder, Sócrates começou determinadamente a destruir tudo o que ainda se conseguia manter de pé. A crise internacional só veio impossibilitar que se escondesse mais a incompetência generalizada de um governo e de um partido que teve uma maioria absoluta para fazer o que quis.
"Privatizou-se" o estado a níveis nunca vistos. Tentou-se gerir a coisa pública como se faz numa empresa.
Só que com uma pequena diferença - uma empresa tem de apresentar resultados. Num Estado quando falta o dinheiro cobram-se impostos. E foi isso que este Governo fez até não restar nada.

O que é extraordinário é que os bravos socialistas que poderiam ter feito afirmações como vemos hoje Ana Benavente fazer, não o fizeram enquanto esperaram, na sua posição na fila, por um lugarzinho em que se recebesse bem e se trabalhasse pouco.
Agora vêm que já não há nada no saco para eles e começam a inquietar-se. Outros percebem que a posição de distribuição de lugares lhes pode calhar a eles.

Marcelo diz que o Governo esta morto. Ah pois está. E não está só agora. Este governo é um nado morto e o anterior era um moribundo com Alzheimer e Tourette. O pivete socialista é insuportável desde o 1º ano de governação de Sócrates.

Preparemo-nos então para as eleições, porque elas aí estão antes do Verão.

Se Marcelo o diz deve ser verdade.
Ele sempre foi um sobredotado.
Ele, o grande titeriteiro, espera que com as suas palavra as coisas aconteçam.
Marcelo está pronto para o novo ciclo. Anunciou-o ontem....