6 anos tarde demais

Deve ser realmente insuportável para alguém com a soberba de Sócrates ter de se vergar à maioria da assembleia.

Maioria sim. Apesar de ter sido legitimamente eleito o PS esteve em minoria neste mandato e foi apenas encostando-se a uns e a outros que conseguir sobreviver até agora.

Durante a maioria absoluta não precisou disso. Atirou o povo contra grupos profissionais manipulando e mentindo para obter os resultados que queria.
A sua visão economicista (talvez miserabilista) para com alguns nada tinha a ver com a atitude para com outros.
O que poupava na saúde ou na educação desbaratava com serviços contratados pelo Estado numa espiral de loucura que ainda dura este ano de 2011.

Funcionários do estado, conhecedores das matérias foram simplesmente descartados e substituídos por assessores medíocres, bem pagos e só com uma virtude aos olhos de Sócrates e de toda a pandilha governamental - não diziam que não.

Hoje assiste-se a um sem fim de assessores e gabinetes de advogados que vivem do Estado e à volta dele, criando uma teia de interesses insuportável quer do ponto de vista do regular funcionamento do Estado quer do ponto de vista económico.

Para estes nunca faltou dinheiro. Não faltou sequer para um assessor de um Director Geral das Artes enquanto se voltava atrás com a palavra dada a instituições culturais. Até a bela Canavilhas enveredou pela falta de palavra e de respeito, seguramente debaixo da mão de ferro dum Ministro das Finanças absolutamente incompetente e apostado a fazer aquilo que o seu dono mandava.

As estatísticas manipuladas, das quais se destaca o deficit de 2010 possivelmente aldrabado. Aldrabado como praticamente tudo o que este governo fez, ou melhor não fez.

E isto não foi só após a "crise internacional". Este 1º ministro e os que o rodeiam aldrabam e manipulam tudo o que seja número que pode jogar a seu favor.

Perdemos 6 anos. Mais do que perder, regredimos em 6 anos. E no final, este homem tem a suprema falta de vergonha de assacar aos partidos da oposição, que lhe foi dando balões de oxigénio, a responsabilidade do desastre. Tal como atirou para cima do PSD a responsabilidade das portagens nas SCUTS.

Nem se inibiu desse gesto de suprema cobardia à frente das câmaras de televisão.

Elegemos o pior político de que tenho memória. Muitos louvam a sua firmeza de objectivos como se isso fosse uma qualidade em si. Talvez vos deva lembrar da firmeza de Hitler ou de Estaline, ou de Mao.

Todos eles foram firmes e disso ninguém duvida. Mas todos eles foram criminosos para lá do imaginável.

Sócrates não é um democrata. Não sabe lidar com várias opiniões. Vale a dele e todos os outros cometem crimes de lesa majestade por não terem a mesma opinião. Não passa de ser mais um que se torna insuportável quando tem poder
Assim reduziu o PS a uma corja de pedintes e sabujos ranhosos. Que contêm a náusea ao defendê-lo. Alguns estão tão habituados que já nem náusea sentem. Só pode contrariar os seus princípios e convicções quem as tem. E para defender tamanho monte de trampa não se podem ter princípios e convicções.


Esta noite deve andar muita gente em pânico. Os que vivem do regime, que são contratados às três pancadas, que obtêm contratos por ajuste directo de duvidosa legitimidade estarão borrados de medo a pensar que o ciclo de 6 anos de desvario está a chegar ao fim.

Tardou, mas foi. E continuo a achar que a melhor parte de Sócrates são as costas que lhe vejo quando ele se vai embora.