Se ainda me pudesse espantar com alguma coisa

Estive a ouvir na TSF esta manhã a discussão no parlamento. O tema foi, obviamente o PEC IV.

Se ainda houvesse alguma dúvida acerca do carácter de Sócrates, as palavras de hoje são mais uma confirmação do ponto a que este indivíduo pode descer.

Não só mente descaradamente como, ao fazê-lo acusa os outros de o fazer. Foi o caso do Presidente da República que Sócrates insinua ter sido informado do PEC IV antes do seu anúncio em Bruxelas.

Apesar do comunicado da Presidência e de ser ter falado neste assunto até à exaustão, Sócrates insinua que terá falado com Cavaco Silva numa conversa privada.
Isto é claro, depois de dizer que informou os portugueses antecipadamente.

O respeito que Sócrates tem pelas pessoas deste país, desde o mais modesto trabalhador até à mais alta figura do Estado, é ZERO.
Não só os desrespeita pela sua mentira constante como o faz depois dizendo que foram os portugueses que se esqueceram do que ele disse. Não só são esquecidos como são mal intencionados.

Até António Costa acusa Teixeira dos Santos de ter feito um discurso desastroso, certamente para poupar o líder à vergonha. Culpa-se o yes man em vez do chefe. Sócrates, esse, fica sempre impoluto aos olhos dos camaradas do partido.

O facto é que estamos perante um mentiroso. Usa contra os outros a mesma argumentação que demonstra até à náusea que ele o é.

Já tínhamos visto alguma baixa política em Portugal ao longo destes anos pós 25 de Abril, mas Sócrates abriu um precedente - O mais alto detentor de um cargo executivo neste país é ao mesmo tempo o maior mentiroso que este país já teve.

Se nós detectamos isto no dia a dia, o que dirão os seus congéneres Europeus? O que dirá um ministro Francês ou Alemão do carácter deste indivíduo nas suas costas?

A resposta encontramo-la provavelmente nas taxas de juro da dívida soberana. O discurso e a prática estão em pólos opostos no que a Sócrates diz respeito.

A minha dúvida é só uma: Se houver eleições e se o PS perder (o que me parece inevitável) como é que se pode fazer um governo de base de apoio alargada com este fulano como Secretário geral do PS? A ter uma pasta ministerial?

Ou o PS se depura internamente e arranja um líder capaz para os próximo mandato ou então passará um mau bocado durante uns anos.
Não há nenhuma forma de reabilitar a imagem de Sócrates junto dos portugueses.
Não há um réstia de esperança para o PS se mantiver um líder assim. O PS tem algumas figuras capazes, mas não muitas. Não nos esqueçamos que para estar perto do poder e dos lugares mais apetecíveis muitos dos "livres pensadores do PS" se transformaram em sabujos do chefe durante estes últimos anos. Não há assim tantos que tenham sobressaído como alternativas sérias a esta loucura despótica de Sócrates dentro e fora do partido.
Carrilho não é seguramente um deles.

O Governo tenta agora a todo o transe voltar atrás "sem voltar atrás". Mas a questão não está só no conteúdo. Está também na forma.
Deixar toda esta mentira e desrespeito pelas instituições e pelos partidos que representam a maioria do povo português passar impune é dar um péssimo sinal a gente como Sócrates.
Isso apenas levaria a que repetisse ad nauseam a mesma estratégia, sabendo que o medo e a intimidação resultam sempre que precisar.

Está nas mãos da oposição por um fim a isto. E isto não pode passar em claro. Não pode.
A pouca credibilidade que o sistema partidário tem hoje seria ainda reduzida perante o suportar deste tipo de desaforo cometido por um primeiro ministro mentiroso ate à medula.