Se o medo e a cobardia matassem... estávamos todos mortos

António Costa. José Lello, Francisco Assis, Pedro Silva Pereira, Jorge Lacão.

Todos com uma coisa em comum. Estão borrados de medo.

Ou ainda há alguém que acredite que pedem agora compreensão ao PSD a bem do país?

É que todos eles tiveram 6 anos para pensar no bem do país e só pensaram no seu próprio bem. Tudo estava fine and dandy.

Não passavam de bocas da reacção os avisos de Manuela Ferreira Leite e de outros como Medina Carreira que diziam há anos que iamos a caminho da desgraça.

O facto de Sócrates ter forçado esta situação de forma calculada não me sai da cabeça. Ele sabia que só poderia forçar um gesto de tomada de posição do PSD ultrapassando tudo aquilo que seria aceitável.
Sabendo que estava à beira de ter de pedir ajuda, forçou a situação dizendo agora que se tivermos ajuda do Fundo Europeu é por culpa do PSD.
Este fulano é incrivelmente perigoso e desavergonhado. Ele sacrifica quem quer que seja, povo português incluído, para tentar sair ileso duma situação que ele próprio criou.
Dos seus correlegionários já não estou tão seguro. Parece-me mais o desespero de se verem a perder o tacho. Seguramente preferiam manter-se agarrados a um governo em avançado estado de putrefação do que agarrados a nada. E é mais ou menos isso que antecipam - uma travessia do deserto. Ver-se ao fim de 6 anos de "plenos poderes" a ser mais um deputado que diz que não. Não estão habituados. É natural.

Passos Coelho e o PSD parecem ter mesmo tomado uma posição de princípio. E desenganem-se aqueles que acham que agora é uma catástrofe.
O PSD e a CDU de Merkel são do mesmo grupo no Parlamento Europeu. Não duvidem que Merkel estará avisada do que se vai passar.
Imagino que venhamos a ter uma surpresa com a evolução do juro da dívida soberana. É que não há ninguém desde analistas a políticos que acredite em Sócrates e na sua capacidade de fazer alguma coisa.

Por estes dias vi na Sky um economista dizer que era inevitável que Portugal pedisse ajuda para manter o Euro sólido. Acrescentou que a possibilidade de Portugal conseguir reformas capazes com este executivo eram nulas. Aparentemente não há ninguém que não tenha dado pelo embuste que é Sócrates e o seu incompetente ministro das finanças.

E para aqueles que ainda tentam justificar um voto em Sócrates com o argumento de que os outros são iguais, só quero lembrar-vos que Sócrates teve a hipótese de evitar isto. Foi avisado à saciedade, mas com a sua tipica soberba ignorou tudo e todos e persistiu.
Ainda persiste em coisas como o TGV. Virtualmente defunto ainda quer deixar betão ligado ao seu nome nem que seja empenhando o que resta do país.
Nunca antes nenhum governante se viu confrontado com a banca rota. Muitos lançaram as raízes do mal, é certo, mas desde há 6 anos que tendo sido detectadas poderiam ter sido corrigidas.
Não houve estratégia a não ser a de colocar os boys no poder. Boys esses incontroláveis a ponto de não se conseguir controlar a despesa.
Nunca antes tivemos um 1º ministro que mente descaradamente de cada vez que fala. Em tudo.
Desde a defesa do Estado Social até à criação de emprego até aos fundamentos deste PEC IV. São 6 anos de mentira que começaram com a manipulação dos números de deficit ainda na sua 1ª campanha eleitoral. Da criação de 250 mil empregos que até aos 9% de desemprego ainda tinham alguns acéfalos do PS a tentar demonstrar. Da suposta reforma da Segurança Social que mais não foi do que tirar mais e dar menos de volta. Da reforma da justiça que se ficou por incontáveis revisões dos códigos penal e civil que nunca acrescentaram nada de eficácia aos sistema. Bem pelo contrário. O caso da revisão do código penal feito á medida do processo Casa Pia de que tanto se falou na altura. Pouco importava por fora das prisões delinquentes perigosos se isso servisse para "safar" um amigo do PS. Afinal é o "povo" que tem de gramar a criminalidade. Eles têm segurança e não se arranja um delinquente perigoso e estúpido a ponto de tentar carjacking com o carro do 1º ministro (é pena...)

Não é possível que os outros sejam iguais. Ainda há gente honorável e de princípios algures na política. Já sabemos que Sócrates não é um deles. Mas que os há, lá isso há.

O que preferem? Morrer às mãos deste carniceiro ou tentar uma hipótese de salvação? Se me disserem que assim está bem, então sou mesmo forçado a concluir que este povo tem TUDO o que merece.

Por uma vez na vida tirem o cu das cadeiras, usem a cabeça para pensar, vejam o que a vossa vida se degradou nestes 6 anos e no dia em que houver eleições vão votar e não se ponham com desculpas do dia de praia ou que os outros são todos iguais. Se são, votem em branco mas ao menos votem, caramba.
É que à conta dos abstencionistas andamos todos a gramar com maiorias de chacha e com políticos que não destoariam numa cadeia cheia de burlões.