Preso por ter cão, preso por não ter

O dia de hoje não foi muito fértil em novidades.

Mas houve uma realmente relevante. Fernando Nobre será cabeça de lista do PSD por Lisboa e candidato a Presidente da AR.

Nada mais nada menos que a 2ª figura da hierarquia do Estado

Há muita gente indignada com esta opção e eu não consigo perceber muito bem porquê.

O facto de ele ser um independente e o facto de Passos Coelho o aceitar como tal só prestigia um e outro. Claro que no seguimento das atitudes de Alegre que se julgou durante uns tempos dono de 1 milhão de votos, esta tomada de posição de Nobre pode parecer estranha.

Mas ao contrário de Alegre ele nunca se arrogou de dono de nada, muito menos dos votos que obteve nas presidenciais.
Não se colou ao BE (ou melhor, o BE não se colou a ele) porque pensava que iria ter 1 milhão de votos de mão beijada.

Talvez a irritação de Louçã tenha a ver com o facto de Alegre estar já gasto e nutrir a secreta esperança de capitalizar com os votos de Nobre. Se calhar é isso que ele pensa que Passos Coelho fez por antecipação.

Estranho como tanta gente brada por renovação nos partidos e pela presença de personalidades independentes na vida política e depois, quando isso acontece, ficam todos enxofrados. Não existe em eleições legislativas outra forma de ser eleito sem integrar listas partidárias. O problema dos partidos é que colocam quase sempre nessas listas gente do "aparelho".

A inclusão de Fernando Nobre numa lista do PSD (ou de qualquer outro partido, já que falamos nisso) é um gesto de um desprendimento notável. É surpreendente e de louvar. Pode ser que um dia os critérios de escolha para este tipo de cargos (no governo especialmente) sejam determinados pela qualidade das pessoas e não pela sua permanência nos partidos.

Muito gostaria que num próximo governo se escolhessem os melhores, independentemente da sua cor política ou militância. Vejam bem que até não me importava de ver gente do PCP em determinados lugares. Mas Jerónimo já deixou bem claro que isso nunca acontecerá. A menos que alguém queira ser expulso do partido. E é uma pena.

Fernando Nobre vai ser alvo duma campanha difamatória de alto calibre. Mas dado o seu estofo vai-se aguentar. Disso não tenho dúvidas.

Passos Coelho surpreendeu-me pela positiva. Há qualquer coisa de pouco usual na sua forma de pensar e isso nos tempos que correm não pode ser mau.

Prefiro de longe uma forma de pensar as coisas completamente nova do que uma completamente suja como a que tivemos protagonizada por Sócrates.