Queremos mesmo independentes?

Depois de assistir à campanha de maledicência que caiu em cima de Fernando Nobre, parece-me que o que os portugueses odeiam mesmo é a mudança.

Sabendo nós que não existe a possibilidade nas legislativas de haver listas de independentes, a única forma é que os partidos os possam incluir nas suas listas.

E porque é que isto parece repugnante a muito boa gente? Porque a maioria não consegue conceber que possa haver alguém integrado num partido que possa não seguir a cartilha partidária quando chega a altura de votar.
Não se consegue aceitar que quem seja eleito por um partido tenha liberdade de aceitar ou não medidas perfilhadas pelo partido.

Ao olhar para a prática passada eu diria que tem sido assim. Muito poucos deputados violam a disciplina de voto mesmo quando ela colide com o seu discurso. Alegre, um permanente contestatário das políticas do PS nos últimos seis anos, apenas não votou alinhado com o partido uma ou duas vezes.
A seu socialismo saltitou entre um pseudo socialismo com laivos de neo liberalismo do PS e um comunismo trotskista encapotado do BE.

Era Alegre um independente? Talvez. Mas se o era porque é que abraçou com tanta sofreguidão o apoio de dois partidos?

Se alguém quer tentar entrar na luta política de forma a ter impacto, ou entra no seio dos partidos que não estão nada virados para aceitar gente que pense pelas próprias cabeças, ou cria um partido.

E lá voltamos ao mesmo.

Não é por acaso que Alegre com o seu "movimento de cidadania" ou Nobre se viram numa encruzilhada depois dos seus resultados eleitorais.

Criar um partido? Não. Isso era reduzir um movimento de cidadania aquilo que já temos de sobra.
O que é que faz um movimento de cidadania? No nosso sistema político muito pouco ou nada.
Pode tentar usar os seus "votos" como forma de pressão ou engodo para os partidos instituídos, como o fez Alegre (o homem do milhão de votos) ou então desaparecer.

E assim lá vai o espírito da coisa. Por-se à margem dos partidos é, no nosso sistema político, uma condenação à morte e ao esquecimento.

Entrar nos partidos como independente? Isso é, logo para começar, uma contradição de conceitos. Um partido é tudo menos independente de si próprio. Os aparelhos partidários não estão dispostos a aceitar mentes livres e potencialmente discordantes dentro de si.

A não ser que apareça alguém que comece a pensar fora dos limites do habitual. Alguém que aceite que existe uma diferença fundamental nos votantes de hoje e que consiga abarcar essas diferenças dentro de si.
A renovação dos partidos não se faz só pela idade dos seus membros (até porque parecem ser mais tacanhos e com menos visão do que os antigos) mas sim pela capacidade de abraçar novas ideias e novas formas de fazer as coisas. Talvez a colocação de Fernando Nobre como cabeça de lista por Lisboa seja o primeiro passo para o reconhecimento de que existem valores que são dignos de abraçar e que vão muito para além da normal cartilha partidária.

Será que o PSD vai ganhar votação com isto? Talvez vá.

Eu que votei Fernando Nobre e não voto PSD não fico nada chocado com a situação. Ficaria muito mais chocado se o visse numa lista do PS. Aquilo que Fernando Nobre defende e a sua prática de honestidade e de entrega não é de todo compatível com o bando de malfeitores que é o PS de hoje.

No PSD o líder parece estar a mudar cabeças e formas de fazer as coisas. Se isso é um sinal de renovação, então é um bom sinal e aplaudo-o.

O mais provável é que não vote no PSD, apesar de Fernando Nobre estar como cabeça de lista. Mas gostaria que um grupo de independentes competentes fizesse parte de um futuro Governo.

Esta mudança nos nossos arreigados esquemas mentais resulta do marcado sectarismo que caracteriza a política portuguesa desde o 25 de Abril. Muito poucos olham para isto como uma forma possível de sair deste impasse que o sistema político português criou.

Preferem insultar, chorar baba e ranho e ser pura e simplesmente malcriados do que pensar durante 5 minutos no que um gesto como estes pode representar de renovador.

Este povo passa a vida a clamar por mudança e não se mexe um centímetro para mudar a forma de ver as coisas. Passa o tempo a chamar nomes aos políticos e aos seus vícios mas não concebe deixar de votar no partido de toda a vida. Gritou até perder o fôlego contra Sócrates e contra o clientelismo e corrupção, mas nas sondagens dá-lhe 33%.

Afinal que povo é este? Aquele que não emigra, que não muda e que não consegue ver um palmo à frente do nariz?

É o povo que produziu Sócrates e o chico espertismo nacional. Que gosta de ser fazer passar por importante alardeando títulos ou dinheiro. Que corta nos alimentos mas continua a querer mostrar o carro que não está ainda pago.
Estes políticos são o resultado deste povo. E se os políticos não mudam é porque este povo gosta das coisas como estão.
Queremos mudar tudo... mas nada de muito drástico meus amigos. A "estabilidade" é um valor acima de todos os outros.

Portugal é afinal um especialista em anunciar mudanças de fundo sem nunca mudar nada. Veja-se o que aconteceu nestes últimos 6 anos e tente-se perceber como é que o partido que  deu o golpe de misericórdia neste país ainda tem mais de 30% nas sondagens.

Queremos mudanças? Queremos mentes independentes? Não, não queremos. A maioria dos portugueses quer é continuar a mamar na teta do Estado, a pedir favores para empregar um familiar.
Mérito? O que é isso? Competência? Vade retro.
O que interessa é fingir que se trabalha, ter um ar ocupado e dizer desesperado ao fim de uma hora de reunião - hoje estou farto de trabalhar.