Pimba.... Aí está a prenda de Natal

Não me agrada nada. A mim e a ninguém com toda a certeza.

Mas era mesmo inevitável. Depois do belo número que o INE deitou cá para fora ontem já era de esperar que a fantástica execução orçamental do 1º trimestre tão publicitada de formas ínvías pelo ex-Governo desse este tipo de resultado.

Claro que agora aparecem á superfície todos aqueles que apontam já ao PSD e ao CDS a responsabilidade desta desgraça. A desgraça de verem 50% do subsidio de natal reverter para o Estado.

Mas esquecem-se doutra desgraça. Os 7.7% que nada têm a ver com eles. São os belos resultados da gestão socialista no 1º trimestre do ano.
Usando informação manipulada, claramente apontada por muitos especialistas à medida que os números iam saindo, foram dando a ideia que tinham o monstro sob controlo. Não tinham, obviamente. Já em Abril isto era evidente.

Mas sabiam que se mentissem pareceria que o tinham controlado deixando o odioso para quem viesse a seguir. E conseguiram. O governo vai agora fazer um papel verdadeiramente ingrato: Assumir a tarefa de endireitar o que os outros pura e simplesmente destruiram.

A vergonha que foi o discurso de Sócrates dizendo o que não ia acontecer mais não era do que um adiamento do inevitável para quando ele já não tivesse responsabilidades. E ele sabia que seria virtualmente impossível continuar no poder. Se o acaso o tivesse colocado de novo no poder, poderíamos esperar isto e muito pior.

Poderíamos esperar isto e mais um chorrilho de mentiras e de desperdício sem fim.

Custa-me o que nos vai acontecer, quer do ponto de vista material quer do ponto de vista moral. Custa-me que alguém que foi eleito não enganando ninguém tenha agora de passar pela fase de ser apontado a dedo porque só endireitou o que os outros destruiram.

Um gestor novo que chega a uma "empresa" falida e tenta salvar o que ainda se pode salvar, ficando com a fama dos despedimentos, da contenção e de todos os sacrifícios.
O anterior sai ileso deste julgamento e dentro de 4 anos só se lembrarão deste. Que provavelmente deixará a situação muito melhor do que a encontrou.

Não tenho dúvidas que daqui a 4 anos, os partidos do governo vão ouvir esta argumentação pouco séria em campanha eleitoral dos mesmo que lhe puseram isto nas mãos. O povo tem memória curta e selectiva. É também motivado por partidarite e cegueira.

Só espero que este esforço não seja em vão. Afinal já somos "esforçados" há 6 anos e o resultado foi nulo. Ou pior, o resultado foi uma desgraça. Agravou-se com o desperdício de todos os cêntimos retirados à população em impostos agravados e mais qualquer coisa emprestada pelo estrangeiro.

Tenho imensa pena que isto nos aconteça mas tenho a convicção que com Sócrates e a sua linha autista e incompetente seria muito pior