Aliviar lastro

Os políticos são normalmente refinados no encobrimento das suas próprias aldrabices. Isto é visto como uma "qualidade" num político e uma das razões pelas quais há gente que não tem jeito para ser político. Não têm muito jeito para mentir.

Mas pelos vistos há casos em que já nem essa "qualidade" existe.

Ora veja-se o chorrilho de asneiradas que o Presidente da Câmara de Guimarães disse na ressaca do caso da Fundação Cidade de Guimarães. Estas são declarações a uma comissão parlamentar acerca da questão do vencimento da Presidente da Fundação.
António Magalhães explicou, na Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República, que a comissão de vencimentos da Fundação Cidade de Guimarães, à qual preside, tem mais dois membros, José Manuel dos Santos (Museu da Electricidade/Fundação EDP) e Nuno Azevedo (Casa da Música), e que foram estes que o fizeram "perceber que os valores eram consonantes com este tipo de fundações".
Quando há um par de anos este homem foi confrontado com o valor do salário da competentíssima Cristina Azevedo, declarou que era um valor em linha com o normal para essas funções. Pareceu mesmo agastado por terem o atrevimento de questionar a sua decisão como presidente da Comissão de Vencimentos.
Diz agora que foram os outros dois membros da Comissão de Vencimentos que o convenceram que o valor era o "correcto". Mas diz mais...
Quanto ao polémico salário atribuído à anterior presidente do conselho de administração, Cristina Azevedo, o autarca explicou que o valor (que inicialmente era de 14,3 mil euros líquidos mensais, e que foi posteriormente reduzido para dez mil euros) foi proposto pela própria, e aceite por ele. “Presumi que [a fundamentação apresentada por Cristina Azevedo] estava correcta à data".
Isto é verdadeiramente fantástico. A senhora propõe-se ganhar 14.300 euros mais outras benesses "marginais" e ele aceita perante a argumentação da mesma.
Ora ele é da Comissão de Vencimentos e não sabe  qual é o valor plausível? Decide baseado na opinião da contratada e dos outros membros da comissão?
O que está este homem a fazer na Comissão de Vencimentos? Será que não o espanta o salário em causa perante o seu próprio salário como Presidente da Câmara?
Quem nos dera a nós que isto acontecesse quando se vai a uma entrevista de emprego.
Isto só acontece porque estes senhores sabem que o dinheiro não é deles e vem, aparentemente, dum poço sem fundo. Sendo os dois companheiros de luta, se a senhora tivesse sido esperta tinha pedido 30.000. A julgar pelo nível de conhecimento da realidade ele provavelmente tinha aceite.
O presidente da Câmara alegou que não pode dar pormenores sobre a crise que levou ao afastamento de Cristina Azevedo porque todo o conselho geral aceitou um acordo para não falar sobre o passado. “É um acordo que praticamente me foi imposto”. Esse acordo, a ser violado, implicaria "uma penalização monetária". Questionado pelos jornalistas sobre por que aceitou esse acordo, o autarca respondeu que não foi o único. "Todo o conselho geral aceitou o acordo", afirmou.

António Magalhães disse também que a "penalização monetária" estaria relacionada "com o vencimento que Cristina Azevedo auferiria até 2015", sem adiantar mais detalhes. E, também sem explicar o que queria dizer, deixou, a determinado momento da audição, uma frase no ar: “Os senhores não conhecem a Drª Cristina Azevedo”. 
Sabemos agora que para se ver livre de tão insigne figura o Presidente da Câmara teve de fazer um acordo de ficar caladinho. Quem é que quer que a outra parte fique calada se diz que não tem nada a esconder? Ou qual foi o valor acordado para que a senhora saísse que possa ser tão escandaloso?
Mas o mais fascinante é que ela auferiria salário até 2015!!. A capital da cultura é durante 2012. Ficava a fazer o quê durante 3 anos adicionais? A tratar da mudança?
Começou 3 anos antes e fica 3 anos depois. 6 anos para um evento anual. A ganhar 14.300 Euros mês. Em salário apenas seria 1.200.000 de Euros. Por proposta da própria...

Deixa antever ainda que ela é mais ou menos bera e ele tem de ficar caladinho - “Os senhores não conhecem a Drª Cristina Azevedo”. No mais alto orgão político do país? Na AR? Paga pelos dinheiros PÚBLICOS exige silêncio perante a AR eleita pelos mesmos que lhe pagaram o principesco salário?

Isto diz bem da forma como esta corja se apoderou da coisa pública. E mantém toda esta gente refém e de bico calado para evitar "problemas".
Suponho que eles só têm problemas porque têm podres incríveis para esconder. Só se chantageia que está em posição de ser chantageado.

O que isto deveria despoletar era um inquérito do MP para apurar de potenciais ilícitos criminais.Esta história está mal e porcamente contada e irá perdurar sob um manto de silêncio se as coisas forem deixadas assim. Não devia ser possível, mas esta história tresandava desde o princípio. Só não via quem não queria.
Vejam aqui:

Pessimista? Céptico? Ah sim, absolutamente
E os sinais de incompetência estão por todo o lado 
Mais tarde ou mais cedo revelam-se