Provocadores

Fiquei fascinado com o comportamento da centrais sindicais em resposta ao discurso de Passos Coelho.

É sabido que por essa Europa fora os cidadãos não são sempre pacíficos e ponderados.
Os motins em Paris de há uns anos atrás em resposta à morte de um jovem pela polícia, os tumultos bastante violentos na Grécia em resposta ao torniquete da austeridade e, mais recentemente, os tumultos em Londres que causaram fortes prejuízos materiais além da perda de diversas vidas.

Talvez por estes casos recentes, com maior incidência no caso da Grécia, Passos Coelho falou que a contestação social é algo que tem de se respeitar, sem a confundir com a escalada para o vandalismo e o tumulto puro e simples.

Não é difícil perceber que no estado em que as coisas estão esse pequeno passo é algo de possível. Não tanto em Portugal, habitado por uma resma de carneiros de notável temperamento mas mesmo assim uma possibilidade.

Ouvi e não me pareceu nada de estranho.

Estranho foi o que veio a seguir. O PCP e a "sua" central sindical começaram a acusar Passos Coelho de estar a provocar "os trabalhadores"... Quando ouvi esse pedacinho no discurso de Jerónimo nem percebi bem do que ele estava a falar. Só percebi quando Carvalho da Silva disse a mesma coisa com uma breve referência ao contexto.

Até Martelo vem a terreiro dizer que isso é uma manifestação de fraqueza. Como o homem tira estas conclusões é algo que me ultrapassa. Como as tenta fazer passar como sendo a verdade absoluta já não me ultrapassa mas pelo menos deixa-me a pensar se ele não deveria moderar o seu incomensurável ego. Era bom que Marcelo não se esquecesse que quando foi Secretário Geral do PSD foi um péssimo Secretário Geral. Uma descida à realidade seria muito bem vinda quando se põe a criticar à direita e à esquerda. Que eu saiba o manual definitivo de como se comportar em política não foi escrito por ele e provavelmente nem existe.

Provocador. Muito bem. Se um polícia nos disser - "pode estacionar ali em baixo mas atenção que aqui não!" está a provocar-me. Claramente.

Este tipo de reacção é mais própria de bullies prontos para a cacetada à procura dum pretexto para arranjar problemas do que de gente que é dirigente político e sindical. Isto sim é empolar o problema no sentido de obter uma reacção da população. Mas o problema é que a população ouve isto e até estranha que se chame a isto uma provocação. Os comissários políticos ainda não têm o talento que tinham na ex URSS.

Francamente!! Nunca nenhuma destas alminhas reagiu assim às palavras de Sócrates. Nem de perto nem de longe. Viram-no delapidar o país e ficavam-se pela "política de direita" e pouco mais.

Mesmo agora e sabendo que estamos a pagar o belo legado desse indivíduo fingem que não sabem para capitalizar potenciais ganhos eleitorais com este tipo de discursos e afirmações.
Temos a CGTP, a UGT e o PCP ao nível de Chavez.
Em suma uma perfeita imbecilidade...