Os media (3)

Cada vez fico mais irritado com a corja de comentadores que anda pelas televisões deste país.

Gostaria, que tal como nos Estados Unidos, esses ditos comentadores fizessem de antemão a sua declaração de interesses. Deveria ficar bem claro o alinhamento político dos comentadores para evitar que nos seja passada uma versão supostamente imparcial da verdade, quando afinal se está perante alguém completamente engajado e comprometido com uma determinada força política.

Tal é o caso de Pedro Adão e Silva. Este doutorado em Sociologia foi hoje convidado da SIC Notícias para comentar as medidas do OGE de 2012.

E como seria de esperar de alguém completamente embrenhado na teia socialista perdeu-se numa série de considerações que me levam a pensar que ou esta gente é estúpida como uma porta e fez os seus doutoramentos e licenciaturas em regime de favor ou então é duma desonestidade intelectual que só por si merecia julgamento em tribunal.

Acredito que saiba muito de Sociologia mas parece-me que não só tem a memória extremamente curta e distorcida, como de Economia não parece saber grande coisa. Não parece ser mais do que um dos incontáveis socialistas que "ouve umas coisas" e a seguir vem para a TV em pose de comentador informado.

Começou por dizer aquilo que João Galamba tinha dito hoje à tarde. Que a União tinha desautorizado Passos Coelho. Como é que eles vêm isto e todos ao mesmo tempo é algo que me deixa pasmado. Cá para mim trocam ideias por SMS.
De acordo com as palavras deste sábio o deficit exagerado foi  por causa da conjuntura global desfavorável e por causa das contas da Madeira, não havendo qualquer informação do INE que provasse o contrário.
Então se existe um desvio provocado pela conjuntura ele deverá estar expresso nos relatórios do INE. Digo eu. Por acaso esse até foi o suporte para o número avançado por PPC. 70% do orçamento gasto em 6 meses. Afinal há um relatório do INE e um desvio além das contas da Madeira.
Mas mesmo assim este pirralho atrevido lá desatou a chamar mentiroso a PPC. Coisa que certamente negará se alguém fizer o mesmo a Sócrates, um seu amigo do peito (como pude comprovar pela sua colaboração na realização da moção de Sócrates em congresso).

Depois começou a dissertar mais uma vez sobre a expressão "desvio colossal" que como foi comprovado numa gravação dessa sessão nunca foi dita. Foi dito "esforço colossal" por causa de um desvio. Sabendo isto certamente, Adão e Silva e muitos outros cretinos nestes país insistem em passar ideias pré concebidas convencidos que a sua repetição e a desatenção dos ouvintes as tornará em verdades.

Depois apelidou coisas de garotos à responsabilização criminal dos políticos. É curioso que se alguém numa empresa fizer uma gestão danosa isso é um crime, na administração pública existe também uma figura semelhante, mas o que estes socialistas incompetentes temem de verdade é que alguma vez se possa tocar criminalmente na classe política sob pena de serem apanhados nas malhas incontáveis camaradas. Deus nos livre de tal coisa.

O tom deste rapazola com ar de sacristia já me enjoava de forma constante, fazendo-me suspeitar quais as suas simpatias políticas, mas hoje excedeu tudo no que diz respeito a falta de vergonha e isenção.
Seria bom que as televisões declarassem à partida, como aliás o fazem quando são deputados ou figuras do aparelho partidário, qual é a filiação política (ou até a sua "simpatia") dos supostos comentadores isentos que nos atiram para a frente.

Acho absolutamente nojenta a falta de isenção e a tentativa de desculpabilização de um governo criminoso por parte dos seus apoiantes declarados, mas enoja-me especialmente a mesma atitude de alguém que não tem coragem para se declarar, logo à partida, como um apoiante do PS e de Sócrates em particular.
É que de um Francisco Assis já sabemos o que descontar, mas de uma criatura como este Adão e Silva poderemos pensar que é uma análise isenta e ponderada.
Pois não o é. Adão e Silva é apenas mais um dos que seguramente conseguiu alguma coisa por estar próximo do partido e que ao privar com as mais altas figuras do mesmo deverá ter visto muitas portas abertas.

É fascinante a forma de pensar desta criatura e fascinante pensar que alguém assim possa estar no degrau mais alto da nossa academia. Na verdade, na minha vida universitária, encontrei muito estúpido e infelizmente muitos deles eram precisamente professores. Há qualquer coisa que atrai os imbecis para a vida académica. Talvez a incapacidade de subsistirem no mundo real.
O desfasamento do mundo em que esta gente vive e a realidade do mundo do trabalho é uma das razões do enorme desfasamento da formação universitária. Costuma até dizer-se que um determinado fulano é apenas um académico. Aliás, Adão e Silva teve precisamente esse atrevimento hoje em relação ao Ministro da Economia, acusando-o de estar a fazer experiências académicas. Logo ele, um doutorado em Sociologia para trazer este tipo de argumento para uma discussão. Não tem espelhos em casa este senhor....
A julgar por este fulano, por Teixeira dos Santos e por Santos Silva é caso para perguntar se os imbecis que eu conheci não seriam também do PS.

Que Adão e Silva vá para o raio que o parta tal como estes arremedos de estação televisiva que ainda persistem em fingir que são equidistantes de todas as forças políticas.

PS. Nem a propósito. Nas minhas deambulações diárias dei com um post acerca dum tema algo semelhante pode ser lido aqui.
Estou seguro que aquilo que se passava na RTP não deve ser muito diferente do que se passa na SIC, uma vez que a regularidade com que aparecem estas figurinhas (e já agora outras de outros partidos) não deve ser um "serviço" desinteressado.
Gente como esta que faz uns biscates na rádio na TV e se guinda aos mais altos poleiros mediáticos enquanto passa a sua versão da história não faz isto desinteressadamente.
Estou absolutamente farto destes comentadores de" merda" nenhuma.
Destes treinadores de bancada que em vez de singrarem no mundo profissional demonstrando capacidade passam a vida a comentar especulações sobre cenários como se disso dependesse o nosso futuro. E estou absolutamente farto destas televisões que mais não fazem do que servir a esta gente um palanque para o seu discurso gasto e fedorento.