Cavaco, Cavaco, porque no te callas Cavaco

Não percebo realmente o que vai na cabeça desta "múmia paralítica".

De cada vez que se pronuncia, ou é incoerente ou parece ver a realidade com uns óculos com lentes pintadas a preto.

Durante os Governos de Sócrates andou com a conversa da cooperação estratégica. Temia-se que a sua proverbial rectidão e conhecimento de finanças públicas a par com o seu papel no PSD fosse causar alguns empecilhos ao governo.

Estava tão determinado em mostrar que não ia ser uma força de bloqueio, que se calou perante todas as tropelias atentatórias do Estado de Direito. Esteve calado aquando da tentativa de subordinação do poder judicial ao executivo, este calado com o gabinete do 1º ministro a supervisionar a actuação das secretas, calado perante os contratos ruinosos para o Estado e denunciados pelo TC etc etc etc.

Cavaco deixou passar tudo em silêncio. Só se aborreceu com o estatuto dos Açores. Não é que não fosse de se aborrecer, mas quando o fez e depois de tudo parecia apenas preocupado em afirmar a posição de importância do SEU lugar. Tudo o resto não ameaçava o seu estatuto ou a sua importância. Deixou passar em silêncio.

Esperava-se uma maior actuação durante o segundo mandato. Não vai ter outro, não precisa de ser popular e demagogo.
Sabemos bem que no 1º nada fazem para poder ter um segundo mandato. No caso de Cavaco é também para nada fazer, ou ainda pior para se por a criar "casos" a partir de coisas que ele sabe que são uma imposição dos nossos credores. Se não na forma, pelo menos na substância.

Entra este governo e anuncia as medidas gravosas de suspensão do pagamento dos 13º e 14º mês. Vai Cavaco e faz um discurso a levantar a questão da equidade do esforço etc etc. Passaram-se semanas com toda a gente a falar daquele discurso.
Até a esquerda radical o vem defender aproveitando mais uma oportunidade para desancar o Governo.
Semanas depois fala-se na possível extensão da medida ao sector privado. Quando interrogado Cavaco afirma que isso não fazia sentido!!!

Então que porra de equidade estamos a falar oh Sr. Presidente? Ou bem que é entre os dois grandes sectores da economia ou bem que não é.
Ou bem que sabe que dum lado isso é despesa e como tal a cortar por imposição da Troika e do outro é receita que se fosse implementada era batota de acordo com o acordo da troika (a regra dos 2/3 1/3).

Pensei que o homem  estivesse maluco. Aquele discurso da equidade foi para quê?  Equidade entre os cortes dos nossos funcionários públicos e os que que trabalham na Índia?
Percebo agora, que tal como Sampaio, Cavaco precisa de dizer umas coisas. Para sabermos que está vivo e que ainda pode discursar em ocasiões importantes. E como tem de encher tempo a falar, diz merda. Como dizia merda Jorge Sampaio ("há mais vida para lá do deficit", dizia ele).

Fazem uns discursinhos todos redondos que devem ser para agradar ás massas. "Ouviste? O Presidente também é contra todos estes sacrifícios... pois pois".
Resultado prático? Nenhum. Começa e acaba nas palavras. É a versão mais calma da propaganda súcia. Conversa fiada. Tédio enlatado. Modus Operandi de uma classe política que acha que o importante são os discursos.
"Excelente discurso", dizem depois os comentadores de discursos. "Péssimo discurso", dizem outros comentadores de discursos. E se acham que não há comentadores de discursos, liguem a rádio ou a televisão e vejam por vocês próprios. Não encontram outra coisa. Jornalistas? Isso não temos.

(Nota: Ontem no carro ia a ouvir a TSF se bem me lembro. Um boletim médico lido por um médico do Hospital da Luz dizia que Eusébio tinha uma pneumonia bilateral.  Um jornalista perguntou "Sr. Dr. pode explicar o que quer dizer bilateral?". "Nos dois pulmões" respondeu o médico. Continuou dizendo que a pneumonia é uma infecção aguda que no caso de Eusébio se manifestava nos dois pulmões. Na pergunta seguinte o jornalista pergunta de a infecção é grave ou não!!!. O homem tem uma infecção AGUDA. Está nos CUIDADOS INTENSIVOS. O que é que este estúpido jornalista pode deduzir disso? Ou será que acha que a sua audiência é composta por estúpidos como ele?)

Como vêm jornalistas não temos. temos na esmagadora maioria dos casos, imbecis e ignorantes encartados.

Continuando acerca de Cavaco...
Ou o homem enlouqueceu e esqueceu-se de tudo o que sabe de Economia ou então tem mais de político do que de técnico. E mesmo não tendo nada a perder neste mandato quer que as pessoas "gostem dele".

Não é com conversa que se gosta dele. E com esta conversa há muita gente que nele votou que já começa a não o entender e a achar que lhe devia ter dado um valente fora.
Não votei nele mas isso não me deixa descansado. Podemos muito bem ter no presidente alguém que constantemente cria mal estar e que nada aceita para que se resolvam problemas endémicos do país. Só para não ficar calado.

Ele que mais que ninguém devia saber como isso é importante. Cavaco arrisca-se a ficar na história como o 1º Ministro da oportunidade perdida e como o presidente que ajudou a por o pé em cima quando precisávamos mesmo de nos levantar.

Nas próximas ocasiões em que este homem tenha de fazer discursos de Natal ou Ano Novo seria excelente se chegasse ao microfone e dissesse "Bom Natal e Bom Ano Novo". calava-se e saía pelo outro lado.
Tchauzinho. Vá comer filhozes homem. Cuidado com o colesterol