Os media (8)

Informação objectiva e isenta. É exactamente o contrário daquilo que o Público nos serve.
Este título está pespegado na página de entrada:

Nacionalistas provocam confrontos em manifestação contra medidas de austeridade

E eu estava à espera de um relato de caceteiros a infliltrar-se na manifestação e a provocar confrontos.
Fui lendo o artigo e li-o até ao fim. E fiquei verdadeiramente baralhado. Especialmente com esta última parte

Confrontos com nacionalistas
Cerca de 15 membros do Movimento de Oposição Nacional, que se afirma como nacionalista, juntaram-se à cauda do protesto e logo tiveram reacções de repúdio. “Fascismo nunca mais, 25 de Abril Sempre”, gritaram vários jovens, alguns deles usando máscara. Francisco Garcia dos Santos, um dos elementos do grupo nacionalista explica que foram mal recebidos e agredidos pela “pedrada de um pseudo-democrata”, dizendo que um dos elementos teve que ir para o hospital.
No final dos confrontos, um dos manifestantes que vaiou o grupo subiu para o cimo de uma paragem de autocarro e queimou uma bandeira do grupo nacionalista.
O corpo de intervenção da PSP interveio e separou o grupo nacionalista do resto dos manifestantes. O grupo manteve-se na marcha mas foi mantido a distância em relação ao corpo do protesto, estando rodeado por cerca de 25 polícias.
Algo está mal neste título. A não ser que o Público ache que uma tipa de mini saia estava mesmo a pedi-las quando foi violada.
Onde é que anda a inteligência do jornalismo do Público. Como é que se pode escrever o texto acima e depois escrever o título que lhe foi dado?
Eu esperava de facto que este grupo tivesse causado problemas. Estão normalmente associados a ideologias repugnantes e muito mal entendidas e sempre prontos para a cacetada.
Mas afinal só estavam a protestar contra os governantes que nos trouxeram a isto. Tal como os outros.
Outros, que pelos vistos têm o monopólio do descontentamento e do direito à indignação. Não se pode ser nacionalista e estar indignado com isto?
Então são agora os jovens de esquerda que andam mascarados, que apedrejam os outros e incendeiam bandeiras que são os bonzinhos.
Os que levam pedradas, são insultados, que vêm as suas bandeiras ser-lhes tiradas das mãos e queimadas são os provocadores?

O título podia ser: Confrontos em manifestação contra austeridade. Dizia tudo e o artigo esclareceria o resto. Mas a Catarina Gomes, torpe como uma pedra consegui escrever um título e um artigo em que se contradiz. E não há ninguém neste arremedo de jornal que ensine a este simulacro de jornalista como se deve fazer?

Nota: Não simpatizo de todo com este tipo de movimentos. Não conheço a sua ideologia mas duvido muito que me identificasse com ela. Mas não confundo nacionalismo com extrema direita. Ponho a extrema esquerda juntinha com a extrema direita em termos de nível de QI, tolerância e tendências  ditatoriais.
Parece-me que cada vez mais sou forçado a colocar os jornalistas do Público juntamente com todo esse lixo. Este jornal está a tornar-se um pasquim escrito e gerido por estagiários.