Este PS. Ai este PS....

Nunca foi partido que se cheirasse. Logo a seguir ao 25 de Abril era para aqueles que apesar de não serem comunistas tinham uma certa vergonha em declará-lo. Era mau ser assumidamente do PSD ou do CDS. Os "envergonhados" encontravam refúgio no PS.

Cedo se percebeu a estirpe dos seus dirigentes. Não tardou muito para que a nova aristocracia socialista começasse a puxar para si benefícios e sinecuras. Alguns sobas notáveis como Soares ou Almeida Santos são a representação dessa nova aristocracia. Lembro-me bem de Soares ser conhecido pelo Duque de Nafarros.
Nunca verdeiramente competentes nem verdadeiramente engajados ideologicamente, o PS era apenas um projecto de poder. De preferência perpétuo.

Por isso o PS se dá tão mal com a ausência de poder. Por isso o PS viu com bons olhos um criminoso abjecto que lhes poderia dar o poder - Sócrates.

Por isso o PS o defende. Talvez não seja todo o PS mas é, pelo menos, uma parte bem audível.
Mas se nem todos concordam com a actuação de Sócrates e dos seus esbirros, não há uma única voz que faça o mea culpa da gestão criminosa deste país nos últimos 6 de governação socialista.
Falsos, hipócritas e manipuladores. Falsos porque nunca fizeram nada que correspondesse às palavras.
Enquanto falavam na defesa do SNS fecharam centros de saúde e maternidades a coberto de uma reestruturação fundamentada por "estudos". De Elvas foi nascer-se a Badajoz. Mas o governo Sócrates esqueceu-se de pagar as contas de hospital. Como em quase tudo...
Hipócritas porque usaram o argumento dos privilégios de certos cargos, como foi o caso dos magistrados e dos professores, para se saber até que ponto ia a sangria desatada nos gabinetes ministeriais. Cartões de Crédito pagos por saco azul para "complementar" os magros salários. O suposto investimento público para dar a mão a empresas de construção em crise, que foi parar na sua maioria a duas construtoras sem qualquer problema de crise. Uma delas em particular (Mota Engil) gozando já de rendas simpáticas por via das incontáveis PPP que se fizeram para coisa nenhuma.
Manipuladores porque usaram a informação e a distorção na notícia para chegar aos seus objectivos.

Não se faziam as coisas. Anunciavam-se. E até mais que uma vez. Os media completamente embevecidos mal ouviam o anúncio já nem se ralavam em perceber se ele se materializava. O problema tinha ficado resolvido.

São estes vigaristas de mão cheia liderados pelo vácuo total, que hoje se mandam ao ar por se revelar até que ponto a Parque Escolar é uma fraude criminosa. Por se revelar a vergonha que foram as Novas Oportunidades.
Estranhamente nada disseram das comprometedoras escutas das conversas entre Sócrates e o reitor da Independente. O PS pedante nunca gostou da pouca qualidade académica de Sócrates. Aceitou-o porque ele lhe trouxe o poder. E como tal deve-lhe lealdade. Tanto mais que grande parte desse PS pedante tem licenciaturas do mesmo gabarito da de Sócrates.

O PS berra contra o Ministro da Saúde, da Economia da Agricultura e mais uns quantos que possam estar em funções. E berra porque se tentasse argumentar seria destruído em 5 minutos pela contra argumentação. A gestão do PS em quase todas as pastas ou foi criminosa ou foi ausente. Não tem nada de que se orgulhar.
Teixeira dos Santos terá sido talvez o ministro mais incompetente e cobarde dos últimos anos. Sabendo o que sabia do caminho para onde estava a levar o país, ficou calado e não soube tomar uma posição. Cobardia criminosa digo eu.

Não surpreende portanto que numa sondagem desta semana que fechou, o PS ainda consiga descer em intenções de voto. E desce, perdendo para o par de partidos demagogos da Esquerda.
O PS irá descer aos infernos. E descerá ainda mais se a nossa situação melhorar. Se este governo fizer aquilo que nós tão desesperadamente precisamos para este país - dar-nos esperança e um rumo.