En garde, Lagarde

Pobre senhora elegante.

Quando manifestou a sua convicção de que os "gregos" deveriam pagar os seus impostos, caiu-lhe a Grécia em cima.

Como se por acaso o sistema fiscal Grego fosse alguma coisa que funcionasse.

Dizia ontem o indizível Alfredo Barroso que as grandes empresas de transporte marítimo gregas não pagam impostos. Que a Igreja ortodoxa que é a maior proprietária grega, não paga impostos.

Barroso usava esta argumentação para atacar Lagarde.
Barroso é tão cego e tão absurdamente sectário que nem percebe que esta argumentação é precisamente a defesa de Lagarde.
Ela não disse que quer que os Gregos que já pagam impostos paguem mais impostos.
Ela estará provavelmente a referir-se a estes gregos abastados que não pagam um tostão de impostos. Estará porventura a referir-se à classe política cleptómana grega que não paga os impostos devidos e que tão prontamente saltou a terreiro a criticá-la.

Saíram-se depois com o escândalo de Lagarde não pagar impostos do que recebe no FMI. Pelos vistos há uma qualquer convenção que regula isso.
Não creio que fosse um escândalo quando DSK lá estava.  E ou o salário foi muito aumentado a Lagarde ou então um camarada socialista com pretensões (desfeitas) a presidente já vivia modestamente com um salário parecido.
Não é que ela esteja a fugir deliberadamente aos impostos. O estatuto da posição é que confere essa prerrogativa.
Ao contrário de muito grego que o faz em violação da lei e que se safa com isso devido à total ineficácia da máquina fiscal Grega.

Tal como cá, essa máquina fiscal só é ineficaz no caso dos ricos. Os trabalhadores dependentes levam pela medida grande lá como cá.

Alfredo Barroso, chegou ao ponto (mesquinho como sempre) de dizer que ela vestia roupas de milhares de Euros em ocasiões públicas. Talvez se tenha esquecido do que os seus familiares gastavam quando Mário Soares estava na presidência.

A demagogia deste tipo de considerações é brutal.
Obviamente que se for um homem com um fato de milhares de Euros (Sócrates usava-os) ninguém se atreveria a dizer o que quer que fosse. Há sapatos de homem absurdamente caros. Há fatos absurdamente caros. Há relógios discretos que custam milhares e milhares de Euros.
Não acredito que Barroso se atrevesse a tecer as mesmas considerações que fez sobre Lagarde se fosse um homem à frente do FMI. O seu camarada DSK de certeza que não era conhecido pela sua contenção.
Gostava que Barroso nos dissesse quanto acha que custa uma noite numa suite no hotel em que DSK terá alegadamente violado a empregada.
É suposto que a sra. se apresente adequadamente em ocasiões públicas e mediáticas. Já o fazia quando era ministra e continuará a fazê-lo. O mesmo se espera da "namorada" de Hollande se porventura o acompanhar em qualquer ocasião pública.

A legitimidade de Barroso para criticar o salário de Lagarde (em pricípio compatível com a sua responsabilidade) é nula. Não sabe do que fala e só o faz por ela não ser da linha política que ele defende.
Barroso é um malcriado sem estatuto  Viveu este anos de democracia à pendura de um outro oportunista - Mário Soares, seu tio.
Praticamente tudo o que ele se arroga de ter feito foi porque o tio lhe proporcionou o lugar. Chefe de Gabinete, Chefe da Casa Civil, etc etc. Sem Mário Soares Alfredo Barroso não seria ninguém.

Barroso é uma nulidade passada e presente. Do que fez ou deixou de fazer nunca a história lembrará. Até já o tio se esqueceu dele. Num livro recente, só arranjou como escritor do prefácio outro ressabiado e oportunista da política portuguesa - Manuel Alegre, o homem do milhão e meio de votos.


É óbvio que  um lugar como o de Lagarde tem de ser bem pago. Não haverá muitas pessoas capazes de o exercer e Barroso não é certamente uma delas. Se qualquer gestor de merda ganha 40.000 Euros por mês neste país, arruinando a empresa que devia gerir, quem pode achar que Lagarde com a responsabilidade que tem devia ganhar 5.000 ou 6.000?
Curioso como só achamos altos os salários dos outros.


A fiscalidade Grega é ausente. Muitos dos políticos gregos que criticam Lagarde são uma enorme corja de ladrões. São eles em primeiro lugar os responsáveis pelo que o povo Grego está a passar. Não é Lagarde nem as suas declarações.

Pode toda esta tralha socialista empertigar-se e ficar chocada com as declarações de Lagarde?
Não creio. De cada vez que se apanham no poder servem-se dele de forma completamente despudorada. Não mão dos nossos "socialistas" o Estado é uma espécie de empresa de que eles são os donos. Em que os lucros e vantagens são para si e para os seus amigos e os prejuízos são para o contribuinte.
Os socialistas deviam chocar-se com a bandalheira que o seu querido PASOK criou e manteve na Grécia enquanto esteve no poder. Mas preferem fazer discursos bonitos de que a Europa tem de ser solidária e pagar os desmandos de gente sem escrúpulos que enterrou país atrás de país.

A Grécia está metida no buraco em que está por culpa sua. Mentiu despudoradamente nas contas durante anos. Contraiu empréstimos "secretos" para poder aldrabar as contas.
A comissão Europeia devia ter apanhado as mentiras? Sim.
Mas quem mentiu foi a Grécia através dos seus governos.
Foi a Grécia que recebeu o primeiro pacote de ajuda e conseguiu desbaratar tudo a ponto de precisar de um segundo pacote.
Foi o povo Grego que geriu esse dinheiro? Não. Foi o governo grego.
Mas não comecemos agora a tentar encontrar bodes expiatórios para a situação em que a Grécia está metida. E apesar de a Grécia ter imensa história e ser muito importante no contexto histórico da Europa (como insiste o intelectual Pacheco Pereira) isso não muda rigorosamente nada. Nada.

Se estes palermas fossem  Suecos, Finlandeses ou Alemães que reconstruiram os seus países até serem exemplos de eficiência e ética, que hoje podem dar às suas populações dos melhores níveis de vida do globo, não encarariam com bons olhos dar os seus recursos para ajudar a pagar as loucuras da classe política dos países do Sul que aos seus olhos sempre se comportaram como novos ricos irresponsáveis.


No povo grego alguns haverá que são co-responsáveis e outros que não têm responsabilidade nenhuma.
Bem vindos ao mundo real. passa-se a mesma coisa no nosso país. A única diferença entre a Grécia e Portugal é que quando precisamos de dinheiro  ainda não tínhamos chegado ao ponto da Grécia.


Mas Lagarde tem razão. Há muito que a Grécia pode fazer por si. A primeira coisa é começar a tornar-se num Estado sério e justo. E quanto às razões para não o ser podem encontrá-las na classe dirigente miserável que a Grécia tem há anos.

Já que falamos nisso, cá é a mesma coisa.