O vídeo que devia ser feito para retratar o que somos

Entre as boas facetas deste nosso povo há uma que é muito característica e que inquina desde há anos este nosso pobre país.
É duma certa forma a outra faceta do nosso proverbial desenrascanço. Mas é a faceta má.

É que há quem consiga desenrascar-se admiravelmente e há aqueles que apenas tentam e falham estrepitosamente.

O português procura quase sempre soluções criativas para os problemas, mas no caso dos políticos essa estratégia parece enfermar dum mal: O desenrascanço deles é só de boca. Não conseguem fazer nada. Não é por acaso que a única forma que tiveram de se desenrascar na vida foi terem enveredado pela política.

Andam por estes dias muitos deles a fazer contas de cabeça para perceber como não cortar 4.000 milhões de Euros para o OE de 2014.
E saem-se com soluções dignas de figurar na lista de soluções estúpidas.
Uma delas é a redução dos juros do plano de ajuda. Como se por acaso todos os juros que vamos pagar em 2013 fossem desse empréstimo.
Acontece que dos 8.000 milhões, apenas 30% (2.400 milhões) são do empréstimo do plano de ajuda, ficando ainda 5.600 milhões dos empréstimos de várias maturidades contraídos durante o governo do FDP de Paris e do seu ministro incapaz. Juros esses que ninguém fala em renegociar. Porque mesmo que tentassem os credores prontamente fariam destacar o dedo médio da mão.

Mesmo que se reduzissem os juros do plano de ajuda a metade (coisa verdadeiramente improvável) ficariam 6.800 milhões para pagar. O que ou muito me engano ou ainda continuaria a ser um dos maiores "ministérios" do orçamento. A verdade é que esta solução desenrascada e repetida até à exaustão por políticos que não sabem fazer contas e jornalistas com deficiência mental, não é solução nenhuma. É só mais uma de muitas que nos trouxe até aqui.
As outras brilhantes soluções redundaram sempre na contração de mais dívida ou mais encargos. Os governos "desenrascaram-se" a ter ideias que acabaram sempre em dívida.
A coisa chegou ao ponto de ter de se pedir emprestado para pagar despesas correntes do Estado. Salários e pensões. Um país bem gerido sem dúvida nenhuma.

E é por isso que quando vi o vídeo apadrinhado pelo Professor Marcelo só me dá vontade de os mandar à merda.
A coisa está posta da mesma maneira que muitos portugueses usam para justificar a sua falência familiar: "o banco aliciou-me"

O que aquele videozinho de caracácá insinua é que foi a Alemanha que nos lançou o isco dos empréstimos para depois lhes comprar os carros, os submarinos etc etc.

E tal como se pode dizer a uma pessoa que ela tem a última palavra na tentativa de aliciamento, o país tinha exactamente a mesma opção. Dizer não.
Precisávamos de modernizar a nossa frota com 3 submarinos (notem que Guterres fez um acordo para 3 e não 2 como acabaram de ser comprados)?  Precisávamos mesmo de comprar 37 Leopard 2A6 à Holanda para que os Generais de Cavalaria tenham uns tanquezinhos novos para ver desfilar?

Não. Podíamos ter dito que não.

Podíamos ter feito o Euro 2004 com 4 Estádios. Mas fizemos Luz, Alvalade, Dragão, Bessa, Algarve, Braga, Coimbra, Guimarães, Leiria, Aveiro. 665 milhões deitados pelo cano abaixo.
Podíamos ter dito que não.

As autoestradas sem trânsito em regime de PPP's. Precisávamos delas todas? Sem trânsito que o justificasse, apenas para satisfazer o lobby do alcatrão e alguns autarcas caciques deste país? E onde está o desenvolvimento regional que elas prometiam criar? Quantos milhões em dívida?

Estes palhaços que andam a defender a teoria da redução dos juros foram os mesmos que acharam lindamente que se fizesse um Aeroporto em Beja (que está às moscas). Defendem agora que só falta a auto estrada para Beja para o Aeroporto realizar o seu potencial. Essa auto estrada vai ser também em regime de PPP? O Aeroporto é para exportar bolota por via aérea? Carne de porco preto?
Quantos milhões custam estas aventuras?

A dívida de que estamos a pagar juros é ESTA. 70% desses juros vêm de MERDAS destas. Não vêm de desenvolvimento do país, não vêm de melhores condições de vida ou de ensino, ou de saúde. É de merdas destas.

E depois indignam-se porque quando alguém diz que "vamos ter de aprender a viver com menos" está a insultar os portugueses.
Duvido que esteja a insultar quem quer que seja, mas se for não é a mim. Estará porventura a desagradar à corja de ladrões que agora vê o seu saco de dinheiro minguar. Deve estar a decepccionar aqueles badamerdas da extrema esquerda que defendiam o confisco dos ricos e agora têm o descaramento de dizer que mais de 50% de impostos é demais. E depois aplaudem a medida de Hollande de 75%!!!

Mas que corja de mentecaptos e gente intelectualmente desonesta é esta que passa os dias a comentar na TV e nas rádios?
Mas quem são estes imbecis que defendem o colapso do país pelo não pagamento das dívidas que contraiu?

Dizia hoje um "palermita" no programa do Alvim na Antena 3 que o governo de Sócrates caiu 1 mês depois da manif dos precários em Lisboa.
O estúpido nem sequer reparou que o governo caiu porque já não conseguia financiar-se nos mercados de dívida (o nosso rating tinha passado a lixo) e o PEC IV foi chumbado.
Isto diz bem do grau de imbecilidade do tipo de fulanos que tem tempo de antena neste país.
Dizia o mesmo palermita que as pessoas não podem ter uma visão miserabilista da vida porque têm o direito a ser felizes. E gostam de ir ao concerto e gostam de beber uns copos. De acordo. Mas quem quer fazer isso convém estar seguro de que pode pagar. Eu gostaria de ser feliz  passando umas férias em Teitiaroa. Mas não tenho dinheiro para isso. Nem vou contrair dívida para isso. E depois de atender às minhas prioridades, se sobra dinheiro vou para um sítio modesto no Algarve. Entendeste palerma? A felicidade custa dinheiro e cada um compra a felicidade que pode. A não ser que seja paga por outros o que no caso destes pobrezinhos descontentes com o seu iPhone com plano de dados pago pelos pais parece ser cada vez mais o caso.

Com este grau de imbecilidade não me admira que não tenham ainda percebido que quem tem uma exposição preocupante à dívida soberana é a banca nacional. Não é a Alemanha de Merkel. Esses não compram lixo. Se Portugal fizer default somos nós que nos lixamos. Não é a Alemanha. A banca Alemã já se precaveu aliviando o lastro. Eles não são ricos por serem burros. Burros somos nós. Burros e incapazes de assumirmos as nossas culpas e responsabilidades. A culpa tem sempre de estar com outros. Pois azar. A culpa pode ser dos outros mas nós é que vamos pagar. Ajustem-se.

Se esta gente não comentasse por comentar e se informasse antes de emitir opiniões talvez tivéssemos muito a ganhar. E se em vez de andar a insultar Passos Coelho a cada oportunidade fosse pedir explicações ao PS e ao fdp de Paris porque é que assinaram um acordo que preconizava a redução de 15.000 milhões de despesa em 3 anos talvez fizessem melhor. Mas ainda parece haver alguns pruridos da esquerda esclerosada e idiota em apontar o dedo a um partido de "esquerda". Que por acaso acusavam à boca cheia de fazer uma "política de direita".

Ora vão badamerda se faz favor. Vão badamerda. Os Jerónimos, "Arsénicos", Louçãs, Semedos, Marcelos, Capuchos, Seguros e demais ralé da política. Vão badamerda.