Kick in the butt

"Não sei qual é a pressa" afirmou Seguro perante a intenção de alguns dos seus colegas de partido de convocar um congresso antes da autárquicas.

Segundo os próprios seria para clarificar tudo antes do importante acto eleitoral.

E quem está na linha da frente disto? Silva Pereira Vieira da Silva, Lello etc etc. Basicamente toda a escumalha Socratista que não se cansa de tentar assaltar de novo o poder. Primeiro dentro do PS e depois a nível nacional.

Aqui está o momento que eu vaticinava há muito tempo. O momento do incapaz chegou ao fim. Deu a cara pelo partido mentindo e distorcendo. Tentou afastar do PS qualquer responsabilidade do descalabro a que o país chegou. Fartou-se de enunciar "medidas" impossíveis ou patéticas.

Fez o seu trabalho. Agora vem o piquete de limpeza para usufruir dos ganhos.

Na verdade é mais das perdas. Das perdas do PSD. Sim, porque neste país não se ganham eleições. Espera-se que quem está no poder as perca.

As pessoas ficam fartas, e numa profunda demonstração de memória e consciência política votam naqueles que amaldiçoavam ainda não há 2 anos.

Mas isto são as sondagens. E eu digo sempre que se as eleições fossem a mesma coisa que sondagens bastava juntar 100 tipos com telefone fixo e nomeava-se o Governo dia a seguir. Aliás, seria um método perfeito para fechar de vez a AR com correntes e um cadeado. Poupava-se um disparate de dinheiro com o método.

Quer-me parecer que este entusiasmo e esta "certeza" de que o poder está no papo peca por prematura. Como eu esperava há alguns sinais de mudança. Se mais situações como esta acontecerem durante a última parte do mandato do PSD e CSD, podem querer dizer que mesmo antes do embate eleitoral das legislativas se vai assistir a um aliviar da grilheta.

É como ter um tipo de 150 Kg em cima do nosso pé. Quando ele sai ainda vai ficar o pé negro, mas logo a seguir vai ser um alívio fantástico.

Não é inédito e nem vai ser a última vez. O caso mais recente foi em 2009 com um aumento extemporâneo dos salários da função pública. Lembram-se? Mesmo assim isso não evitou que um governo decrépito só conseguisse ganhar com maioria simples.

Na melhor das hipóteses o PS ganhará assim. Na pior das hipóteses é isso que acontecerá ao PSD. Seguro nem pode sonhar com uma maioria absoluta. Isso só na sua mirrada cabeça que, como sabemos, é sede de ideias muito pouco recomendáveis e/ou muito pouco inteligentes.

Mas muito mais grave seria ter uma ala Socratista à frente do PS numa altura dessas. Nenhum adversário deixaria de lembrar que eram eles os que ombrearam com Sócrates quando o país foi à banca rota.

Seja como for, é óbvio que o momento do pontapé no rabo se aproxima para Seguro. Líder mal amado com apoiantes de circunstância, verá todos o seu séquito desvanecer-se em fumo. Desaparecerá Zorrinho pela certa. Como um bom pedaço de bosta, Zorrinho flutua. A questão é saber a que costa vai dar. Já o fez uma vez e fá-lo-à as vezes que forem preciso para manter a sua mediocridade e a sua fraca figura num quelquer lugar de secretário de Estado ou algo parecido.

Seguro voltará ao seu cantinho como deputado mostrando episodicamente a sua "sensibilidade" em votações contra corrente.

De facto menos recomendável que este PS, só mesmo uma casa de alterne. E mesmo assim fico dividido...