El comentador

Tem havido por aí muita indignação com o facto de Sócrates poder vir a fazer comentário político na RTP.

Não sou certamente suspeito de o defender e basta ler este blog para saberem o que acho do personagem, mas há uma coisa que me está a fazer uma certa confusão.

Ao abrigo de que princípio querem barrar Sócrates de aparecer na RTP?
Qual é a lei, regulamento, código de ética é que vai ser violado com a sua aparição?

Não há. Nenhum. Não há nada que limite ex-políticos com diversos graus de culpa na nossa situação de aparecer a fazer comentário político.

Querem exemplos?
Marques Mendes, Marcelo Rebelo de Sousa, António Vitorino. Só para falar de "regulares"

Querem mais?
Há uma multidão de ex-políticos e futuros regressados que faz uma perninha nas rádios e TV's todos os dias.

São menos bandidos que Sócrates? Quase aposto que sim. Mas aparecem.

Nesse contexto não existe nenhuma forma de evitar que o homem apareça.
Acho repugnante? Acho. Mas não o deixar aparecer seria uma limitação à liberdade de expressão que muito dificilmente se poderia aceitar.
Hoje Sócrates e amanhã quem? Por que razões?

Para os que não concordam a solução é simples. Não vejam a RTP quando ele for falar ou não a vejam de todo. Para mim é ideal já que não vejo a RTP em nenhuma circunstãncia.

Acho preferível isso a tentar barrar de alguma forma a sua aparição em antena. Seria possível porque é um canal do Estado? E se fosse na SIC já podia aparecer, tal como o fazem todos os outros cúmplices com a destruição sistemática do país?

Tenham juízo. Simplesmente mudem de canal.