Ejaculação precoce

Parece ser o resultado deste congresso do PS.

Precoce e com 2 anos de avanço, o que diz bem do estado de excitação do PS.

As propostas "para o país" vão do ridículo ao irreal. Mas não são mais que o "documento" que o PS já tinha tornado público com as suas 5 grandes propostas para a salvação do país.

As duas melhores são sem dúvida a da renovação urbana e a do IVA dos restaurantes. Se a primeira denota um desfasamento preocupante em relação à realidade a segunda revela delírio.

Num cenário como o nosso em que o colapso do sector da construção civil é o responsável por mau crédito na banca e um desemprego assustador, querer começar a renovar casas para salvar a "indústria" só pode querer dizer que esta gente ainda não percebeu que o "modelo" acabou.

Temos stock de casas novas até Deus sabe quando. Temos os bancos a não dar crédito a ninguém, a não ser que esse alguém não precise do crédito. E temos o sector da construção completamente descapitalizado e parado.

Talvez Seguro perceba pouco do sector. Talvez saiba que as pessoas ainda sabem menos. Mas as pessoas sabem que "os jovens" não vão ser a salvação da construção em Portugal. Não estamos na Alemanha nem num país nórdico em que os jovens têm toda a espécie de apoios para se tornarem independentes.
Essa visão romântica do "jovem" que vive na casa primorosamente recuperada numa zona típica de Lisboa não existe.

A renovação por conta dos senhorios sobrecarregados com impostos sobre o património e rendas de miséria também não existe. No dia em que a casa for renovada aparecem os senhores das Finanças a fazer uma reavaliação e o IMI dispara a níveis que as rendas não podem acompanhar. Acresce ainda o facto de as rendas serem incorporadas em IRS pelo que a sua taxa será bem mais alta que a taxa que pagam os juros de capital investido.

Um senhorio esperto vende o imóvel e faz um depósito a prazo. Deixa de pagar IMI e passa a pagar vinte e tantos por cento sobre os juros. Não há que chatear.

Para que haja um aumento efectivo da renovação urbana isso só pode ser feito pelos privados. Não pelo Estado que é proprietário e consegue ainda ser pior a manter as coisas em ordem.
Mas para os privados se meterem nessas aventuras, quiçá com recurso a crédito, é preciso que os impostos sobre o património e sobre os rendimentos prediais estejam pelo menos ao mesmo nível que os depósitos a prazo. Senão não compensa e fica apenas a renovação urbana que as câmaras vão fazendo mal e porcamente.

Seguro sabe mesmo muito pouco do assunto e fala para quem entende menos. Aqueles a quem este tipo de medida pode interessar sabem que Seguro não sabe o que está a dizer.

Mas o mais notável da ejaculação precoce do PS foi o "pedido" de maioria absoluta. Como se isso se pedisse. E está a pedir a quem? Aos que votam nos outros para a evitar?
E depois com uma maioria absoluta faria uma coligação? Com o PCP e com o Bloco?

O Bloco sem o seu "papa" desapareceu.
Semedo diz umas vulgaridades e a mocinha nem isso diz. Chavões mal aprendidos repetidos até à exaustão. É assim que viveram toda a sua vida. Se Semedo é um comunista caduco a mocinha e uma comunista idiota. É apenas idiota. Nem mais nem menos. Não tem história, não tem traquejo, tem o carisma de um paralelo da estrada. Uma perfeita nulidade.

No PCP Jerónimo nunca teve interesse em partilhar o poder. Isso do diálogo é entre os seus. E é um diálogo à PCP. Dialogamos e depois o comité Central diz qual é a versão oficial.
Nunca na vida Jerónimo se aliaria ao PS. Para o PCP o PS é um partido de direita. E o eleitorado do PS que saltita entre o PSD e o PS nunca aceitaria tal deslize.
O PS só se tornou um partido capaz de maioria absoluta por se ter encostado ao centro e ter "roubado" eleitorado ao PSD e até ao PP. Uma aliança como a que Seguro agora defende seria o início da travessia do deserto para o PS.

O PS percebeu agora que a legislatura vai até ao fim. Passam o dia a dizer que há conflitos dentro do Governo porque têm a esperança que o CDS rompa a coligação.
Portas não o fará nem o PSD insistirá em enfrentar o CDS. Irão os dois ceder cada um a sua parte para preservar o Governo até às próximas eleições.

Nessa altura pode ser que a situação melhore e que voltem a ter uma oportunidade. Fazer cair um Governo a partir de dentro seria entregar o poder de mão beijada a este grupo que está ansioso de voltar a meter a mão no saco.

Não há muita gente honrada no PS. Nunca houve. Foi sempre com eles que o país se meteu em buracos. E nessa altura as coisas estavam bem melhores.
Esperam agora que as pessoas acreditem que fariam melhor que estes?

Se calhar deviam ver as sondagens que dizem que o PS não é alternativa. Porque não é. O PS não é alternativa a nada. É apenas um grupo demasiado habituado a estar por cima e que se porta como uma corja de ladrões e filhos de puta.

Bem podem por uma musiquinha épica no Congresso. São e serão aquilo que sempre foram. Um grupo de merdas ansiosos por poder.