Pedro Lains - Génio ou imbecil com doutoramento?

Economista de pacotilha

Não é a primeira vez que este Pedro Lains e as suas afirmações me dão voltas ao estômago.

A primeira vez que o ouvi falar na SIC e sem saber grande coisa acerca de quem era pareceu-me muito "fraquinho". Estava a promover um livro qualquer sobre a história económica de Portugal e lembro-me de pensar que estava a ouvir alguém particularmente chocho.

Presumir que alguém que tem um doutoramento é alguém que se deve ouvir é um erro crasso.
Veja-se o caso de Zorrinho. Sem qualquer vestígio de espinha dorsal, sempre capaz de por a sua conveniência política à frente da realidade é a antítese daquilo que esperaríamos de um académico.

Pedro Lains parece ser um caso semelhante. A sua cegueira esquerdista leva-o a fazer afirmaç\oes e a defender teses completamente absurdas e na maior parte das vezes estéreis. Mas esta acerca da descida do desemprego será talvez uma das mais ridículas que tenho lido.

Economia de pacote de açúcar

A taxa de desemprego desceu* e, ao que parece, não é apenas um efeito sazonal. Foi uma descida significativa, que ainda pode ser contrariada, mas aconteceu. Graças à enorme contestação política que alastra por todos os cantos do país, à instabilidade governativa, às sucessivas demissões e crises políticas, não há acrescentos à austeridade há mais ou menos seis meses. As duas coisas podem estar relacionadas. Aliás, estão seguramente relacionadas. Mas tudo vai mudar, pois prepara-se nova vaga de austeridade para pôr tudo nos eixos outra vez.

PS: *Há qualquer coisa de estranho com esta descida do desemprego, uma vez que aconteceu sobretudo na agricultura. Por isso, deve olhar-se sobretudo para a paragem, momentânea ou não, do aumento do desemprego.
Fonte: Pedro Lains - Economia e História Económica
 A pior coisa que pode acontecer a esta esquerda sedenta de desgraças é a constatação de que as coisas até podem estar a chegar ao ponto da inversão do ciclo.
A esquerda tem "prometido" um colapso total do país devido à austeridade. E de cada vez que há um sinal positivo tenta dar a volta à questão desmontando as boas notícias na medida do possível.

Quando as exportações começaram a mostrar uma melhoria foram eles que começaram a atribuir essa melhoria às exportações de ouro (na verdade a exportação de metais preciosos tinha contribuído alguma coisa mas não tinha sido determinante para a subida). Depois de se perceber que as exportações continuavam a subir e que os metais preciosos não tinham um peso significativo o tema foi deixado cair.
Nunca mais a esquerda (PCP e BE) se manifestou de alguma forma que fosse relativamente às exportações. Ainda assim quando se fala em taxa de cobertura das exportações ainda ensaiam a técnica de apontar para as importações a descer por causa da austeridade. O facto é que essa parece uma guerra perdida para esquerda.
Mas há outras que ainda pensam ganhar.
O caso da auspiciosa descida da taxa de desemprego é paradigmático. Os números são bons. E à semelhança do que os republicanos fizeram nos EUA, a esquerda desdobra-se em tentativas retoricas de lançar dúvidas sobre os números.
A 1ª tentativa foi a do efeito sazonal. Como se por acaso o factor de sazonalidade pudesse causar tão brusca descida.
A 2ª foi a de dizer que havia menos desemprego porque toda a gente tinha emigrado.
A 3ª e logo servida pela mão de um "doutor" é a de dizer que afinal a esquerda tinha razão porque não há medidas de austeridade há 6 meses...

Pois o senhor doutor é um imbecil, digo eu. Poque as ditas medidas foram impostas há 6 meses e ainda estão em vigor. A subida do IRS, os cortes salariais e todas as medidas que nos foram aplicadas continuam a fazer a mossa que nós sabemos.
No entender deste ridículo académico a menos que haja medidas todos os dias as coisas estabilizam a ponto de haver estas súbitas inversões.

Ou seja, os restaurantes devem ter começado a contratar porque o anúncio do IVA já foi há uns tempos.
Como é que alguém minimamente inteligente pode fazer este tipo de afirmações? Não estamos a falar de um tolo sem educação e sem grande capacidade analítica. Estamos a falar de um doutorado!!!

Realmente a cegueira dos ideais políticos sobrepõe-se a qualquer saber ou cultura. Pedro Lains é o exemplo perfeito disso.
O que me começa a parecer cada vez mais é que atingir estes graus académicos só depende mesmo de tempo e dedicação.
A julgar pelo tipo de cretinos que se consegue guindar a estes lugares a única conclusão que posso tirar é que eu e muitos dos meus colegas que decidimos sair para o mundo do trabalho em vez de ficar a ruminar na academia, poderiamos ter dado excelentes doutorados.


Engraçado como mais uma vez a primeira impressão que tive deste Pedro Lains não me enganou. O homem é um perfeito asno.